sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chico Xavier 100 anos do nascimento e a doutrina espírita no Brasil

A comunicação entre mortos e vivos é possível? Para o espiritismo, sim. Esse é um dos mistérios que ajudou a construir um dos maiores ícones da doutrina: o datilógrafo pobre do interior de Minas Gerais, que só estudou até a quarta série, ficou conhecido mundialmente por sua mediunidade e seu trabalho social. Se estivesse vivo, Fran­cisco Cândido Xavier completaria 100 anos .
A doutrina espírita foi codificada no século 19 pelo francês Allan Kardec, autor do Livro dos Espíri­tos, e introduzida no Brasil por imigrantes europeus. Em 1940, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que 1,12% dos brasileiros se dizia espírita. Sessenta anos depois, no ano 2000, esse porcentual tinha aumentado para 1,64% dos brasileiros, ou 2,7 milhões de pessoas. O número pode ser maior, pois muitos adeptos de outras religiões frequentam centros espíritas. Se­­gundo o presidente da Federação Espírita Paranaense, Francisco Ferraz Batista, 80% dos espíritas vieram de outras religiões.
Chico Xavier começou a desenvolver a mediunidade ainda na infância, após a morte de sua mãe, Maria João de Deus. O drama é retratado em Chico Xavier – o Filme, dirigido por Daniel Filho, que será lançado hoje em todo o país. Ainda na juventude deixou o catolicismo. Escreveu cerca de 450 livros, que teriam sido ditados por espíritos.


Um texto psicografado chegou a ser usado em um julgamento em Goiânia. Em 1979, José Divino Nu­­nes foi acusado de matar Maurício Henriques. Chico Xavier teria recebido um texto de Henri­ques que inocentava Nunes. O juiz aceitou o texto psicografado como uma das provas e absolveu o réu.Os adeptos do espiritismo classificam a doutrina como uma síntese de ciência, filosofia e religião. Os cientistas, no entanto, não confirmam os seus fenômenos. O coordenador do Núcleo de Es­­tudos de Fenômenos Paranormais pela Universidade de Brasília (UnB), Álvaro Luiz Tronconi, ressalta que a mediunidade é um evento paranormal sem base científica, embora isso não desqualifique o espiritismo.
Em sua tese de doutorado, o psiquiatra Alexander Moreira de Almeida, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Espi­ritualidade e Saúde na Universi­dade Federal de Juiz de Fora (MG), pesquisou a saúde mental de 115 médiuns e não observou anormalidades. Ele derrubou a impressão de que os médiuns têm baixo grau de escolaridade: 46,5% deles têm curso superior e 76,5% são mulheres. A incorporação de espíritos é praticada por 72% deles.

Perfil de chico xavier
Médium nasceu em família com nove irmãos e pediu para morrer em um dia feliz para todos os brasileiros.(dia da conquista do título de pentacampeão mundial de futebol pelo Brasil); Nasceu em 2 de abril de 1910 em Pedro Leopoldo (MG). Com a morte da mãe, em 1915, os filhos foram entregues a parentes. Chico foi morar com a sua madrinha e apanhava diariamente. O pai se casou novamente e Chico e os irmãos voltaram a morar juntos. ; Estudou até o quarto ano primário e aos 8 anos começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos. Foi católico até os 17 anos; Trabalhou na Escola Modelo do Ministério da Agricultura e se aposentou como datilógrafo. Nunca aceitou dinheiro em decorrência de sua mediunidade. O pagamento dos direitos autorais dos cerca de 450 livros escritos era doado a entidades assistenciais. ; Aos 21 anos, publicou o primeiro livro, Parnaso de Além Túmulo, que teria sido ditado pelos espíritos de 56 poetas. A partir da década de 30, definiu como guia espiritual o espírito Emmanuel, que teria sido senador romano na época de Jesus Cristo. Entre os livros psicografados mais lidos está Nosso Lar; Morreu com 92 anos, em decorrência de parada cardíaca, no dia 30 de junho de 2002, quando o país comemorava a conquista da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar .
acesse www.dimovesc.com.br
Siga-me no twitter @dimovesc