segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Moveis Escolares para todos .Governo deverá instalar carteira escolar suficiente para canhoto

Os poderes executivos federal, estadual, distrital e municipal deverão instalar em todas as salas da rede pública de ensino carteiras escolares suficientes para o atendimento de alunos canhotos. Projeto nesse sentido, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O texto (PLS 305/08), que tem parecer favorável do senador Augusto Botelho (PT-RR), deverá ser examinado ainda pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em decisão terminativa. A iniciativa do projeto se ampara na constatação de que há insuficiência, nas escolas brasileiras, de cadeiras adequadas aos canhotos.

Na justificação do projeto, Marconi Perillo diz que uma das dificuldades mais expressas pelos canhotos é a ausência de carteira escolar com braço esquerdo. A situação, avalia o senador, é um reflexo da época em que se costumava forçar as crianças a usar sempre a mão direita para escrever, desenhar ou pintar, visto que os canhotos eram vistos como exceção.

"Hoje, entende-se que a preferência lateral da criança precisa ser respeitada, porque interferir nesse campo significa contraditar a organização do cérebro infantil. Basta dizer que a lateralização, ou o uso predominante de um dos lados do corpo, ocorre entre os três e os seis anos de idade. Ela é um dos resultados do amadurecimento do cérebro, uma parte integrante do processo de crescimento", analisa o senador.

Marconi Perillo também invoca estudos recentes para dizer que a transferência de dados entre os hemisférios cerebrais e, "por conseguinte, o aumento da habilidade, prepondera entre os canhotos, o que reforça a idéia de permitir às crianças a lateralidade que lhe seja mais favorável". O senador acredita que seu projeto pode beneficiar 10% dos alunos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar .
acesse www.dimovesc.com.br
Siga-me no twitter @dimovesc